sexta-feira, 3 de maio de 2013

Atmosfera

    A atmosfera se formou a partir de um processo evolutivo ocorrido há milhões de anos. Formou-se após o Big Bang por agregados de poeira e meteoritos envoltos por hélio e hidrogênio.

   Na Terra a atmosfera é essencial para a existência de vida. Entre diversas funções, ela protege o planeta contra a entrada de corpos estranhos; fornece oxigênio e, tanto barra a entrada de grande parte dos raios ultravioletas, quanto impede que a radiação terrestre se dissipe para o espaço, mantendo assm o equilíbrio térmico.

    A emissão de CO2, CO, NOx e SO2 . Essas substâncias reagem com as substâncias presentes na atmosfera, podendo formar os chamados poluentes secundários: ácido sulfúrico, SO3 e ozônio entre outros poluentes. Existem também os poluentes naturais; partículas do solo, cinzas e gases de emissões vulcânicas.

     A concentração de poluição na atmosfera tem como principais consequências ambientais globais o efeito estufa, o aquecimento global e a inversão térmica. Porém considerando os efeitos locais, a poluição da atmosfera atinge a fauna e flora, danifica construções e tem atuação na saúde do Homem, provocando doenças principalmente respiratórias.

    A atmosfera é divida em camadas:

troposfera
    É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.

estratosfera
    Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.

mesosfera
  A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

termosfera
  É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C. 

exosfera
   É a camada que antecede o espaço sideral. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.
Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário